Encontre fácil

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A evolução das máquinas de impressão

A história da impressão e as suas tecnologias começa no século XV com Gutenberg. Foi ele o primeiro a transferir as letras para o papel. Ou seja, possibilitou uma maior produção de arquivos impressos, uma fabricação em massa.


Essa técnica, comparada com os dias atuais, era extremamente lenta e sem tecnologia alguma. Cada palavra ou frase tinha que ser formada por inúmeras letras encaixadas lado a lado, o que com certeza não era um processo fácil e muito menos rápido.

Depois disso, muitas técnicas foram aperfeiçoadas e atualizadas até chegar a primeira impressora de fato.

A primeira impressora

Ela foi criada por Chester Carlson em 1938. A impressão era feita pelo processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras, um processo ainda muito lento, a página levava horas para ser reproduzida. Mais tarde, em 1953, foi criada a primeira impressora de alta velocidade (na época), que já utilizava um computador para aprimorar suas impressões.

Desde então, as tecnologias não pararam de se modificar e acrescentar mais velocidade e conforto para quem quer uma impressão de qualidade. As impressoras mais utilizadas hoje em dia são Jato de tinta e Laser. Elas imprimem em alta velocidade e contam com inúmeras opções de impressão, muito diferente dos primeiros modelos, que eram manuais e lentos.

A impressora é um aparelho muito versátil e de grande utilidade para qualquer pessoa hoje em dia. Ela imprime em vários formatos, fontes e cores, o que facilita bastante nossa vida, tanto na empresa, escola, faculdade, quanto no dia a dia.
As tecnologias de impressão ficam cada vez mais modernas. Agora, as impressoras imprimem com definições altíssimas, velocidades incríveis, podem se conectar via wi-fi, são totalmente automáticas e ainda criam objetos 3-D. Essas tecnologias continuam se aprimorando e não tem limites para alcançar, basta esperar pelos próximos lançamentos do setor.

Dicas para impressão de etiquetas

É comum encontrarmos posts de reclamação ou dúvidas na hora de imprimir etiquetas.Seja tinta que borra, toner que não fixa, etiqueta que descola na impressora, atolamento, impressão fora do lugar, acerto no tamanho da etiqueta.

Diversos softwares facilitam este trabalho. O site da Pimaco, www.pimaco.com.br, é um deles. Procurar a orientação do fabricante da etiqueta é sempre útil na hora de configurar as margens e a distância entre as etiquetas. Separamos algumas dicas e soluções para você utilizar na próxima impressão.
Comece escolhendo uma etiqueta de qualidade, específica para o modelo da sua impressora a laser ou jato de tinta. É fundamental verificar o tamanho do papel, que precisa ser configurado nas medidas exatas. Lembre-se que configurar as margens e os espaços entre as etiquetas vai poupar seus você de refazer o processo. A configuração do tipo de papel será feita na guia imprimir, em “Propriedades da impressora”.
Diversos softwares oferecem configurações pré estabelecidas. O Word, na versão 2010, por exemplo, tem ferramenta bastante útil. Na guia “Correspondências”, você consegue configurar margens e espaços.
As impressoras, seja a laser ou a jato de tinta, mudam diversas características na impressão de um material. Quantidade de tinta usada na impressão, velocidade de tracionamento, temperatura do fusor. Por isso, lembre-se de configurá-la para impressão de Etiquetas.

Pode ser que aconteçam alguns probleminhas nas primeiras folhas. Enroscar, patinar, atolar. Neste caso, recomendamos o seguinte: se você não conseguir retirar o papel com a mão, chame um técnico, ou o prejuízo pode ser maior. Chame um técnico que conheça o equipamento para retirar a etiqueta e limpar os resíduos de cola que sobraram.
Estas dicas deixarão seu trabalho com muito mais qualidade.

Qualidade da recarga esta ligada a limpeza dos componentes


O processo de recarga de cartuchos para impressão envolve profissionalismo e conhecimento atualizado para que o resultado seja satisfatório.
A qualidade do resultado final esta diretamente ligada na forma que é feita a limpeza dos componentes.
Cuidados com produtos abrasivos e tipos de pano na utilização são muito importantes.
O álcool isopropílico, por exemplo, requer o uso de pano umedecido com água deionizada ou destilada, retirando na sequencia, todo o resíduo deixado nas peças esbranquiçadas.
90% da qualidade da recarga vem da limpeza e da atenção do processo.