Encontre fácil

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Impressora japonesa mistura imagens e aromas

Uma idéia ambiciosa da Universidade Keio, em Tóquio pretende que sua impressora jato de tinta não apenas imprima uma foto de um gramado recém-aparada, mas que também permita você sentir o perfume da grama. 
 

Na primeira semana de novembro, esse trabalho será apresentado no congresso da Association for Computing Machinery's Multimedia, em Florença.
Kenichi Okada e outros pesquisadores da universidade terão modificado uma impressora Canon e substituídos os cartuchos de tinta comuns por quatro modelos com aromas diferentes. 
 

A impressora jato de tinta funciona acionando pequenos resistores para criar o calor. Essas altas temperaturas vaporizam a tinta armazenada nos cartuchos, criando uma bolha que se expande até formar uma gota de tinta. Essa gota é jogada para fora do bocal da cabeça de impressão e cai no papel. 
 

A idéia de Okada é criar o aroma da mesma maneira, enviando uma gota de perfume. Aromas de limão, baunilha, lavanda, maçã, canela, uva e menta, que dissipam em segundos. Depois de algumas "fungadas", a impressora está pronta para expelir um novo cheiro. 


Escrito por joaquim Rodil Ferreira