Encontre fácil

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A cada minuto são impressas dois milhões de páginas na EMEA

O volume de páginas impressas em impressoras domésticas e empresariais a nível mundial caiu 1% entre 2010 e 2011, refere a IDC num estudo recente sobre o mercado de impressão, que revela terem sido impressas durante o ano passado cerca de três biliões de páginas.

Segundo a IDC, as regiões com países em desenvolvimento registaram um aumento no número de impressões (7.5%), enquanto os mercados mais desenvolvidos imprimiram menos 5% de páginas durante 2011, face ao ano anterior.

O estudo indica que a região da EMEA - Europa, Médio Oriente e África - refletiu as tendências registadas a nível mundial, com os países da Europa ocidental a mostrar uma redução de 3% no número de impressões efetuadas, enquanto as zonas da Europa central, oriental, o Médio Oriente e África (CEMA) mostraram um aumento de 2%. Contas feitas, a EMEA registou uma ligeira quebra no número de páginas impressas.

"No total, mais de dois milhões de páginas foram impressas na região da EMEA a cada minuto" detalha Ilona Stankeova, responsável pela área de dispositivos de impressão e soluções de documentação da IDC para a zona CEMA.

A IDC explica a redução do número de impressões na Europa com a redução "considerável" do número médio de páginas impressas por cada dispositivo de impressão, cuja base instalada até aumentou durante 2011.

"Após um pico no volume de páginas em 2010, o mercado da impressão doméstica e empresarial na Europa ocidental atingiu a maturidade e deverá entrar em declínio nos próximos anos" refere por outro lado Mario Lombardo, analista sénior da IDC para as áreas dos dispositivos de impressão e soluções de documentação.

O estudo da IDC faz ainda referência ao volume de páginas impressas em 2011 com base na tecnologia de impressão, bem como nos fabricantes de impressoras. No primeiro caso, se a tecnologia de jato de tinta continuou a dominar a base instalada de equipamentos em 2011, foi a tecnologia a laser monocromática a responsável pelo maior número de impressões efetuadas no formato A4.

Já ao nível dos fabricantes responsáveis pela impressão domaior número de páginas no formato A4, a HP, Canon e Xerox fixaram-se nos três primeiros lugares durante 2011, na região da EMEA.

Eis os quadros da IDC: 

Quadro tecnologias impressão



Quadro Fabricantes

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Por que o chip queima tão fácil e o que fazer para evitar


O primeiro motivo mais óbvio se inicia no fato de os componentes do chip serem muito sensíveis, e por isso, qualquer coisa causa algum tipo de dano.
Junta-se o fato da sensibilidade com a eletricidade estática, temos aqui um dos casos mais comuns de queima de chip. Se você sentar em uma cadeira de plástico ou passar por um tapete/carpete, será o suficiente para estar carregado de energia estática. Nesta condição, se você tocar o chip, a carga é transferida pra ele e aí… Adeus. Você pode evitar isso usando sapatos com solado de borracha ou usando pulseira anti estática.
O outro motivo é a camada de gordura que nossos dedos possuem. Para a nossa vida é ótimo. Mantêm as mãos saudáveis e hidratadas, mas para o chip é nocivo. Ele é tão sensível que o contato com essa oleosidade das mãos pode gerar um curto e aí… Adeus também! Em hipótese alguma utilize alicates para o manuseio. A sensibilidade do chip não suportaria. Use luvas de látex ao manusear e se possível, juntamente com a pulseira anti estática.
O último motivo é o próprio equipamento e a variação de energia, especialmente a energia que volta com tudo depois de uma queda, pode ser fatal. O uso de estabilizador ajuda a equilibrar essas oscilações, mas não é o suficiente. A recomendação é que a impressora não seja ligada com outros aparelhos em filtros de linha ou benjamins (o chamado T), mas sim, que ela tenha uma tomada só pra ela.
Em casos de problema na impressão, evite interromper abruptamente a comunicação entre impressora e chip. Se o papel enroscar, espere a impressora emitir seus alertas e faça o que eles pedirem. Nunca abra a tampa da impressora como forma de interromper um processo de impressão. Isso também danifica o chip. Desligue a impressora e depois retire da tomada.