Encontre fácil

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Escritórios livres de papel estão longe de ser realidade, aponta estudo


Segundo pesquisa da empresa Nitro, 42% dos pesquisados ainda enviam faxes "na maioria das vezes" ou "sempre"

O escritório sem papel não parece mais perto da realidade do que os carros voadores. Com todo mundo tão conectado hoje em dia, parece que a impressão de documentos ou envio de mensagens em papéis deve estar à beira da extinção, mas um novo estudo indica que ainda estamos desperdiçando muito mais papel do que deveríamos.

Para descobrir como escritórios estão usando papel, a Nitro, empresa de documentos digitais e fluxo de trabalho, pesquisou mais de 500 trabalhadores de escritório, equilibrando por gênero e disseminação em todas as regiões do país. Os resultados ilustram uma tendência geral em direção ao escritório sem papel, mas a dura realidade é de que esse parece ser um hábito difícil de quebrar.

Segundo a pesquisa, 42% dos pesquisados enviam faxes "na maioria das vezes" ou "sempre". O que isso significa? Ainda existem pessoas que não usam e-mail, mensagens instantâneas ou qualquer outra forma de comunicação digital? Parece improvável - se não impossível.

Apenas 3,9% afirmam "nunca" enviar faxes. Conte comigo nesse índice. Eu tenho uma máquina de fax que está acumulando poeira em algum lugar no meu sótão, mas nunca uso. Quando alguém solicita que eu mande um fax, provoca uma resposta um tanto visceral. Eu, então, explico que é 2012 e que evoluímos para além disso.

Máquina de Fax
Imprimir um documento, assiná-lo, digitalizá-lo e enviar a versão digital via e-mail é tecnicamente a mesma coisa que usar um aparelho de fax. Não salva qualquer papel porque você ainda está imprimindo uma cópia para assinar, mas ainda é tecnologicamente mais evoluído do que uma máquina de fax. A melhor solução é adotar o uso de tecnologias de assinatura digital para que possamos eliminar a necessidade de fisicamente assinar o pedaço de papel.

Mas há esperança nos resultados da pesquisa. Quase dois terços dos entrevistados compartilham entre 50 e 100% de seus documentos eletronicamente, e praticamente o mesmo número diz usar menos papel no escritório do que faziam há cinco anos. Parece que estamos, pelo menos, fazendo progressos.

Parte do problema parece ser geracional. Quase oito em cada 10 trabalhadores de 18 a 35 anos compartilha documentos eletronicamente mais do que a metade do tempo, mas esse número cai para 60% para os trabalhadores com 55 anos ou mais.

Com os trabalhadores mais jovens, que foram nascidos e criados na internet, o uso do papel pode cair vertiginosamente. As máquinas de fax já são vistas como tecnologia antiquada, mas espero que sejam completamente extintas um dia. Por favor, que seja enquanto eu estiver vivo.

Fonte: IDG Now!