Encontre fácil

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Produto usado, lucro novinho

O preço é 50% a 75% do da concorrência, mas a margem de lucro é quase o triplo. Gostou? É a indústria da reconstrução de produtos – a reciclagem, recondicionamento e remanufatura, vasto setor econômico que inclui reciclagem de papelão, reforma de cartuchos de impressora e remanufatura de geradores elétricos, segundo um artigo da revista Sloan Management Review, do MIT.
Ilustração: Mariana CoanA margem de lucro do setor da reconstrução gira em torno de 20%, enquanto no setor manufatureiro é de 8%, nos Estados Unidos.

No artigo The profitmaking allure of product reconstruction (“O atrativo de lucro da reconstrução de produto”), John A. Pearce II cita o caso da Springfield ReManufacturing Corp., fundada em 1983, especializada na remanufatura de motores industriais elétricos e a diesel. Na crise americana, não demitiu ninguém.

A Korean Air, entre 2005 e 2011, remodelou 49 aeronaves Boeing da sua frota, tática usada para manter o preço baixo nos voos à China.

Compensou tanto que deu para fazer mimos ao cliente: instalou nas aeronaves modernos sistemas de vídeo sob demanda. Além do benefício econômico, Pearce afirma haver um ganho de reputação. “O mercado premia cada vez mais a empresa que reconstrói produtos.”

Fonte: epocanegocios.globo.com