Encontre fácil

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Revelação de fotos digitais e impressora 3D estão entre finalistas do INFO Start



Emílio Maciel, CEO do 55 Social e um dos finalistas do INFO Start
Por Marcos Vinicius Brasil, da INFO

São Paulo - Uma fabricante de impressoras 3D e uma empresa que revela fotos do Instagram estiveram entre as finalistas do INFO Start, premiação da INFO que indicou as startups mais inovadoras do Brasil em evento nesta quinta-feira (22), em São Paulo.
Após receber inscrições de todas as cinco regiões do Brasil, totalizando mais de 490 participantes, um júri formado por empreendedores, investidores e representantes de aceleradoras selecionou os nove finalistas que subirão ao palco para defender as suas ideias.
A categoria 16 Bits reúne startups em estágio mais avançado de desenvolvimento, enquanto a 8 bits reúne as empresas ainda em sua fase mais inicial. Conheça mais sobre estas empresas:
Categoria 16 Bits:
- 55Social - Chefiada por Emílio Maciel, que voltou ao Brasil depois de trabalhar no Groupon chinês, a empresa oferece soluções de mídias sociais para os seus clientes, tanto de software quanto de serviço. Segundo Maciel, a principal diferença em relação aos concorrentes é seu foco em resultados. “Outras empresas se preocupam em ter fotos bonitas. Nós nos preocupamos em mostrar números bonitos”, diz.
- Cliever Tecnologia - Responsável pela primeira impressora 3D totalmente brasileira. Estreou comercialmente em junho deste ano, e a empresa já conta com clientes como a Embraer. Seu foco é o mercado corporativo, mas com o baixo custo (4,5 mil reais) e versatilidade do equipamento, atende também artistas plásticos e dentistas.
Heap Up – Atua no mercado de pesquisas de opinião pela web. Reúne um painel com 11 mil pessoas cadastradas, dispostas a responder questionários em troca de benefícios – créditos em operadoras de celular, por exemplo.  Sua proposta é baratear esse tipo de serviço, e tornar possível para pequenas empresas e indivíduos fazerem suas próprias pesquisas. 
Scup - A empresa é fabricante de um software de monitoramento e administração de mídias sociais. Com ele, é possível cuidar de contas em diferentes redes a partir de um único painel, além de manter estatísticas e coletar dados do comportamento do usuário. Segundo dados da própria companhia, mais de 22 mil profissionais utilizam sua ferramenta.
Conheça também os finalistas na  categoria 8 BITS:
-  gBolso - Oferece uma solução online de administração de finanças. Seu mais novo produto, ainda em fase fechada de testes, é o mais audacioso desde o começo da companhia, em 2008. Ele é capaz de acessar automaticamente todas as transações bancárias feitas pelo usuário e as organiza sem que nenhum dado precise ser incluído manualmente. Assim é possível manter um controle preciso de qualquer movimentação.
Já Entendi - Criado pela educadora Gladys Mariotto, o Já Entendi é uma plataforma de ensino online. Sua principal ferramenta didática são vídeos curtos, que podem ser acessados pelo site da empresa. Eles abordam de filosofia a matemática, sempre com uma abordagem leve e rica em recursos audiovisuais. Colagens em cartazes, por exemplo, são comuns nos vídeos. Agora a empresa se prepara para lançar um aplicativo no iPad.
Tbit Tecnologia e Sistemas - A empresa de Lavras atua no mercado do agronegócio, e desenvolve ferramentas para análise e certificação de sementes. Seu projeto mais ambicioso é o Olho Digital do Café, uma máquina que será alugada a cooperativas para automatizar o processo de análise de grãos. O sistema já conta com um protótipo funcional e espera poder reduzir custos, além de tornar as análises mais precisas e confiáveis.
Fretejet - Criado por dois amigos, o projeto pretende melhorar a logística das empresas de frete brasileiras, que sofrem com o desperdício de rotas. Para isso, criaram um sistema em que as transportadoras registram os trajetos de seus caminhões, facilitando a conexão com empresas que estejam à procura de um serviço de frete. O modelo foi importado dos Estados Unidos e já conta com 43 companhias cadastradas.
Centpics - Para os que ainda gostam de revelar suas fotos em papel fotográfico, mas não conseguem desgrudar do Instagram, a Centpics oferece uma solução. Pelo site da empresa é possível fazer o upload de imagens guardadas em redes sociais e imprimi-las sem sair de casa. As fotos são enviadas pelo correio e podem incluir bordas coloridas em diversos tamanhos. No ar há menos de um mês, o projeto já recebeu mais de 200 pedidos de revelação.