Encontre fácil

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resolução de 100.000 pontos por polegada

Pesquisadores da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura,  A*Star, criaram um método para produzir imagens a cores com uma resolução de 100.000 pontos por polegada (ou dpi por sua sigla em Inglês). Para referência, o iPhone 4S com sua tela Retina Display atinge os 326 dpi e uma impressora a laser varia entre 600 e 1200 dpi (e a nível industrial chegam aos 10.000 dpi).















Apesar de no exemplo acima percebermos a imagem um pouco borrada, é preciso analisar que seus 50 micrômetros (mícrons) de largura é mais ou menos o mesmo que um cabelo humano, mas o aspecto realmente revolucionário desta invenção é que seu método “ao invés de usar tintas para as diferentes cores, se codifica a informação através do tamanho e posição de pequenos discos de metal. Em seguida, esses discos interagem com a luz através de ressonância de plasma”, explica o líder da equipe, Joel Yang.

“Nós criamos um banco de dados de cores correspondentes a um padrão específico de uma nanoestrutura, assim como sua posição e tamanho. Essas nanoestruturas são colocadas de uma forma determinada, como se fosse uma imagem de colorir para crianças, e, em seguida, se aplica uma camada ultrafina de metal que faz com que a imagem apareça com todas as suas cores ao mesmo tempo. Como por magia!”, disse Yang.

O fato de se tratar uma impressão como um assunto litográfico em vez de tintas tem o potencial de revolucionar a maneira como as imagens são impressas, e suas aplicações podem variar de métodos para combater o contrabando de dinheiro falso até a gravação ótica de informação

Fonte: Forum PCs