Encontre fácil

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Aspectos ambientais da reciclagem de cartuchos Ink Jet: Guia de boas práticas


Por Roberto Goldschmidt

Com todos nós já aconteceu de estarmos conversando em alguma reunião, com um copo na mão, quando surge a pergunta: com que você trabalha?

Ao comentar nossa atividade de reciclagem de cartuchos, produção de tintas ou os sistemas contínuos, normalmente as reações e comentários apontam em direções opostas. Por um lado estão os que falam de alguma experiência ruim com cartuchos alternativos ou recarregados, e de outro lado estão aqueles que adotaram esse sistema há algum tempo e estão fascinados com a economia alcançada.

Mais além de boas ou más experiências, o que todo mundo está de acordo, e os que estão no ambiente tendem a dar importância para impressionar alguma senhorita sensível, é que o “verde” da nossa atividade objetiva o cuidado com o planeta.

Na reunião mudamos de assunto, o tempo passa e ao voltar a nossa casa refletimos: é verdade que a reciclagem de cartuchos e a recarga são, em termos ambientais, mais “amigáveis” que o simples fato de usar um cartucho e jogá-lo fora. Mas também é verdade que há muito pouco a se fazer se queremos que nossa atividade não contamine nem gere riscos a saúde e ao ambiente.

Aspectos ambientais no processo de reciclagem
Façamos uma análise de todos os aspectos ambientais envolvidos no processo de reciclagem. Essa análise, em geral, é feita através de um diagrama de fluxo.

O diagrama de fluxo se conecta com flechas as diferentes operações unitárias do processo de reciclagem, cuidando em não dividir o mesmo em infinitas operações (muitas irrelevantes) nem mesmo de fazer um diagrama tão geral que não inclua análise. Como exemplo damos o diagrama da figura 1 onde mostramos as principais operações unitárias desde o recebimento do cartucho até a entrega do mesmo ao cliente. Até aqui sem nenhum tipo de análise ambiental.

Não cabe duvidar que o cartucho reciclado é sempre melhor em termos ambientais já que pode ser utilizado 4 ou 5 vezes, evitando a geração de resíduos. Não somente pelo cartucho em si, mas também pela embalagem, que no caso do reciclado é sempre mais simples que um cartucho de marca.

Para analisar o processo de reciclagem ou recarga desde o ponto de vista ambiental temos que utilizar dois parâmetros:
1.    Que impactos  a atividade e os processos habituais de recarga provocam.
2.    Em um segundo momento devemos analisar a possibilidade de um acidente e suas consequências ambientais. Como exemplo, como seria se um barril de tinta virasse?


Trabalhando sobre o diagrama de fluxo de processo da figura 1, iremos marcando em cada operação unitária os aspectos ambientais envolvidos ou, para torná-lo mais simples, quais são os resíduos gerados. Como primeiro passo o faremos para o procedimento habitual, deixando de lado a possibilidade de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário