Encontre fácil

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Desenvolvida impressora 3D que constrói estruturas a partir de materiais locais

Um grupo de arquitetos desenvolveu uma impressora 3D inovadora, o Stone Spray, capaz de construir estruturas sólidas e complexas em qualquer localização, através da utilização do solo natural e areia.
Os arquitetos Petr Novikov, Inder Shergill e Anna Kulik desenvolveram uma impressora 3D como projeto de investigação para testar a aplicação dos conceitos do fabrico digital aos trabalhos de construção. O resultado foi o Stone Spray, um equipamento capaz de construir estruturas sólidas e complexas através da utilização de materiais locais.
Este equipamento utiliza um modelo a três dimensões no computador para criar objetos através da colocação de camadas de material. No entanto ao contrário de outras impressoras 3D, em vez de utilizar materiais sintéticos como o plástico, esta máquina utiliza solo natural ou areia misturados com um agente de solidificação. Uma vez seca, a estrutura resultante assemelha-se um pedaço de coral, mas é tão sólido como o betão.
Para além da inovação nos materiais que utiliza para a construção, o Stone Spray também cria formas que a maioria das outras impressoras 3D não consegue. A maioria das impressoras 3D só consegue colocar camadas até ao topo, umas em cima das outras, enquanto o Stone Spray pode colocar material em qualquer direção, o que possibilita a criação de arcos multidirecionais e até a construção em superfícies verticais.
Algumas formas ainda não são sólidas o suficiente para poderem ser construídas sem auxílio, contudo podem ser construídas em torno de uma estrutura de arame. Este equipamento necessita de pouca energia para funcionar e pode ser acoplado um painel solar o que o torna ainda mais amigo do ambiente.
Por enquanto, o Stone Spray ainda está limitado a pequenas estruturas, uma vez que o processo que envolve a construção e secagem leva algumas horas. No futuro, o grupo responsável pelo projeto pretende que este equipamento possa ser utilizado na construção de estruturas utilizáveis (como pontes), construídas a partir de materiais do ambiente local.
Aceda aqui a um vídeo que mostra como o Stone Spay constrói uma torre a partir de areia na praia.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário